Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
1
2
3
4
5
6
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
30
 
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > Uma floresta, Um futuro
imprimir

Uma floresta, Um futuro
Este projeto decorreu entre janeiro de 2009 e junho de 2013 coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) em parceria com a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar (SRAM) e a Câmara Municipal da Povoação (São Miguel – Açores) e financiado pelo instrumento financeiro LIFE da Comunidade Europeia. 

O seu principal objetivo foi a proteção dos habitats naturais existentes na Zona de Proteção Especial (ZPE) Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme. Esta ZPE inclui a maior mancha de vegetação natural existente na ilha de São Miguel e uma das maiores em todo o arquipélago, servindo como modelo de gestão para a futura Rede Regional de Áreas Protegidas. Nos Açores, na consequência do fenómeno da insularidade, existem espécies únicas, que apenas aqui podem ser encontradas (endemismos), não existindo sequer nas outras ilhas da Macaronésia (Madeira, Canárias e Cabo Verde).

É por esta razão que este projeto se revela tão importante, pois através das suas ações foi possível assegurar a sobrevivência desses valores naturais únicos!

Este projeto dava continuidade às ações pela conservação do Priolo (Pyrrhula murina) iniciadas no âmbito do projeto LIFE Priolo (2003 – 2008) e foi continuado e ampliado no projeto LIFE+ Terras do Priolo (2013 – 2018).

Saiba mais sobre os trabalhos de conservação do Priolo e outras espécies de aves dos Açores no blogue da SPEA Açores.

Visite as Terras do Priolo e descubra as ações desenvolvidas para a conservação desta ave no Centro Ambiental do Priolo.

No âmbito deste projeto foi realizada a candidatura das Terras do Priolo à Carta Europeia de Turismo Sustentável com o intuito de promover o turismo sustentável e a conservação do património natural e cultural. Saiba mais sobre o território e Carta no site das Terras do Priolo.

Este projeto também promoveu a Educação e Sensibilização Ambiental sobre o valor da Biodiversidade dos Açores e o seu contributo para o bem-estar das populações, desenvolvendo uma Estratégia de Educação Ambiental e um conjunto de materiais educativos. Saiba mais sobre estes materiais e aprenda jogando no site interativo Uma floresta, um futuro.



voltar



Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com