Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
 
2
3
4
5
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
23
24
25
26
28
 
 
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > O Projecto > Ameaças
imprimir

Ameaças
A maior ameaça a estes habitats é a acentuada expansão de espécies vegetais invasoras por toda a área. As espécies exóticas de características invasoras são uma das principais ameaças à biodiversidade a nível mundial. Todos os anos são as várias as espécies de plantas e animais que enfrentam a ameaça de extinção por efeito de expansão dessas espécies.

Em regiões insulares este problema é agravado dada a limitação de território. Nos Açores este problema atinge graves proporções, sendo que diversas espécies e habitats estão já em perigo de desaparecer pelo rápido aumento da área ocupada pelas plantas exóticas. As acções deste projecto destinam-se a combater directamente esta ameaça ou a procurar formas de suportar este tipo de acções a longo prazo, algo que se tem verificado complicado dado o elevado custo que acarretam.


As principais espécies invasoras presentes na área de Intervenção do Projecto LIFE Laurissilva Sustentável são:

1 - Conteira – Hedychium gardnerarum
2 - Cletra – Clethra arborea
3 - Gigante – Gunnera tinctoria
4 - Incenso – Pittosporum undulatum

Saiba mais sobre especies invasoras e os seus efeitos em Portugal: http://www1.ci.uc.pt/invasoras/index.php?menu=1&tabela=home&language=pt


voltar



Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com