Uma floresta, Um futuro

Este projecto é uma parceria da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, com a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e a Câmara Municipal da Povoação (São Miguel – Açores) e é financiado pelo instrumento financeiro LIFE da Comunidade Europeia. O seu principal objectivo é a protecção dos habitats naturais existentes na Zona de Protecção Especial (ZPE) Pico da Vara/Ribeira do Guilherme.

Esta ZPE inclui a maior mancha de vegetação natural existente na ilha de São Miguel e uma das maiores em todo o arquipélago, servindo como modelo de gestão para a futura Rede Regional de Áreas Protegidas. Nos Açores, na consequência do fenómeno da insularidade, existem espécies únicas, que apenas aqui podem ser encontradas (endemismos), não existindo sequer nas outras ilhas da Macaronésia (Madeira e Canárias).

É por esta razão que este projecto se revela tão importante, pois através das suas acções será assegurada a sobrevivência desses valores naturais únicos!

Acompanhe também este projecto através do nosso blogue: http://lifelaurissilva.blogspot.com/

Acompanhe o desenvolvimento da Carta Europeia de Turismo Sustentável nas Terras do Priolo em http://cetsmarcapriolo.blogspot.com/

Conheça propostas e informação de interesse para Educação Ambiental sobre a Biodiversidade dos Açores e contribua com as suas sugestões em http://umaflorestaumfuturo.blogspot.com