Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
2
3
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
29
30
31
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > Noticias > SPEA realizou visita às Turfeiras
imprimir
Notícias


SPEA realizou visita às Turfeiras


No passado sábado, 24 de Agosto, teve lugar mais uma visita, realizada pela SPEA e guiada pelo técnico Rui Botelho, às Turfeiras do Planalto dos Graminhais, numa atividade designada “Venha Conhecer as Turfeiras” no âmbito do Programa Biologia no Verão da Ciência Viva.

Os participantes foram presenteados com uma manhã com muito sol que tornou esta atividade ainda mais divertida e onde todos, miúdos e graúdos, usufruíram da bela paisagem que este habitat tão raro tem para oferecer. Esta atividade começou ainda melhor com a inesperada visita de um grupo de 4 priolos, entre os quais um juvenil, que se deixaram observar por todos. Após o breve encontro com uma das aves mais ameaçadas da Europa, as atenções viraram-se para o musgo do género Sphagnum que pode ser encontrado neste tipo de habitat. Um musgo com uma grande capacidade de retenção de água, responsável não só pela grande acumulação de água nestas áreas mas também pela sua purificação, tendo assim uma importância vital para a regularização do ciclo da água e aumentado a importância da conservação deste recurso tão importante. Após uma breve explicação sobre a importância de proteger este habitat prioritário e sobre as ameaças que este enfrenta, o grupo percorreu o trilho pedestre requalificado durante as ações realizadas pelo projeto LIFE Laurissilva Sustentável nos Graminhais.

No final, ficou a vontade de os participantes poderem participar nestes esforços de conservação e foi lançada a iniciativa para a realização de um dia de voluntariado para a reabilitação dos Graminhais, tendo sido proposto o dia 28 de setembro.

Foi uma manhã bem passada, em que todos se divertiram e tiveram oportunidade de compreender um pouco melhor esta desconhecida parte da natureza dos Açores. Segundo Rui Botelho, o tipo de intervenções que se realizaram no Planalto dos Graminhais é fundamental para a recuperação destas áreas, algumas delas muito degradadas pela ação do Homem.
Descubra mais sobre as atividades que temos reservadas para si no website www.cienciaviva.pt.



voltar


Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com